Hoje em dia quase todas as pessoas do mundo tem notebooks, ipads, smartphones e outros aparelhos eletrônicos exigem que você esteja conectado na internet.

Infelizmente hoje ainda são cobradas taxas adicionais em hotéis para acessar a internet, ou pior, você pode gastar uma verdadeira fortuna pagando altas taxas para operadoras para navegar fora do país.

Queremos a informação na hora, durante nossas viagens então…quase impossível se locomover, conhecer lugares e distância de um ponto ao outro sem estar sempre conectado! Melhor ainda é ter todo acesso a informação, sem ter que pagar por isso! Saindo de um passeio em Cancun e procurando um restaurante próximo para jantar? Pesquise na hora, sem gastar um centavo! Perfeito para quem gosta de estar bem informado durante as viagens!

Um dos sites que oferecem o serviço de busca de wi-fi free é o http://v4.jiwire.com. O site mapeia várias cidades e regiões do mundo – pontos gratuitos ou não.

Experimente! É bem fácil de usar: acesse o site e coloque o nome da cidade que você deseja ver os hotspots de wi-fi. Azul = wi-fi paga e Verde = wi-fi de graça.

 

Outra dica essencial para um viajante bem informado são os aplicativos mobile. Hoje cada vez mais aplicativos para smartphones nos ajudam a encontrar lugares, dicas, localizações e contatos de lugares.

Ferramenta disponível e muito útil, até porque aplicativos relacionados a turismo é o que não falta, e a tendência e aumentar cada vez mais.

Achei interessante um artigo do Blog Vambora sobre 10 aplicativos interessantes para você  baixar já no seu smartphone:

Selecionei 10 aqui, para Iphone e celulares com tecnologia Android, que são de enlouquecer qualquer viajante que quer se dar bem e ficar bem informado em qualquer viagem:

Wikitude. Foto: Divulgação

1-) Wikitude (gratuito p/ Android): Baseado no sistema de realidade aumentada, é só você mirar a câmera do seu celular para uma atração qualquer, para obter informações sobre o que você está vendo. É uma forma de fazer um city tour dentro do seu celular.

2-) StarTranslate (gratuito p/ Android): Está na Rússia e quer saber onde fica o banheiro? Confuso na hora de pegar o metrô no Japão? Quer pedir algo em francês? Esse aplicativo, baseado no Google Translate, traduz na hora qualquer expressão que você quiser falar. Sem mais desculpas para não se fazer entender numa viagem.

1001 Lugares, totalmente brasileiro. Foto: Divulgação

3-) Guia Quatro Rodas 1001 Lugares (gratuito p/ Iphone): Informações sobre diversos locais para se conhecer no Brasil (Atrações, Restaurantes, Hotéis). Dá para encontrá-los por proximidade (quem sabe do seu lado, há um restaurante imperdível?), ordem alfabética, por estado e fazer também uma listinha dos que você já conhece. Está representando o Brasil no MobileWorldLive, com o melhor aplicativo para celular.

4-) Currency (gratuito p/ Iphone): Converte na hora mais de 100 moedas do mundo todo. Nem precisa mais usar calculadora!

Metrô Paris. Foto: Divulgação

5-) Metrô ($ 0,99 p/ Iphone) Paris, Barcelona, Madrid…Com o mapa do metrô na palma da mão, e as indicações da onde descer, fazer conexão, tempo de viagem e atrações próximas da sua estação, andar de metrô vai ficar ainda mais prazeroso!

6-) Guias Lonely Planet ($ 5,99 p/ Iphone): Um guia inteiro no seu celular, com todas as informações que você precisa num toque do seu dedo, a qualquer momento. São diversas cidades ( Amsterdam, Istambul, Nova York, Lisboa, Rio de Janeiro) e de vez em quando, há promoções para baixar algum guia de graça (atualmente é o da cidade de São Francisco).

7-) Skype (gratuito p/ Iphone e Android): Para que gastar para ligar, se você pode fazer ligações via Skpe, pelo seu próprio celular, de graça, em qualquer lugar do mundo. Matar a saudade nunca foi tão barato!

Flight Track. Foto: Divulgação

8 -) Flight Track ($ 4,99 p/ Iphone): Próximos voos, atrasos, portão de embarque, assento e tudo mais que envolve voar! Cobre mais de 4000 aeroportos e 1200 companhias aéreas.

9-) Hotels Near Me (gratuito p/ Android): Com um banco de dados, com mais de60 mil hotéis do mundo todo (incluindo Brasil), o aplicativo, através de um sistema de GPS, vê qual é a sua localização e indica quais os hotéis estão mais perto de você, classificados por estrelas, ranking de usuários, etc.

Right Size. Foto: Divulgação

10-) Right Size ($ 1,99 p/ Iphone): Chega de sofrer na hora de achar o tamanho certo de suas roupas no exterior! Tamanho de roupas, sapatos, em comparação aos números brasileiros. Fazer compras vai ser muito mais legal!

Leia a matéria completa no link http://blogvambora.com.br.
E aí? Curtiu as dicas? Na próxima viagem você já sabe com encontrar internet de graça para navegar nos aplicativos interessantes que podem agregar informações na sua viagem!
Um beijo 😉
Desirée