[vc_column_text width=”1/1″ el_position=”first last”]

 

 

[/vc_column_text] [vc_column_text width=”1/1″ el_position=”first last”]

Noronha é um paraíso, isso nós já sabemos! E o que fazer neste arquipélago ancorado em Pernambuco se não desbravar suas belezas naturais?

As opções são muitas: passeios de barco, trilhas, mergulho, visitas em mirantes, passeio de buggy ou 4 x 4, entre outros imperdíveis.

Selecionamos os 05 passeios mais comentados na web, por blogueiros e viajantes para que você confira e não esqueça de incluir no seu roteiro quando fizer seu pacote para Fernando de Noronha! Depois nos conte como foi.

[/vc_column_text] [vc_column_text width=”1/1″ el_position=”first last”]

1. PASSEIO NO PROJETO TAMAR EM FERNANDO DE NORONHA

O Projeto Tamar é internacionalmente conhecido pelo sua atuação em prol da conservação marinha. O projeto desenvolve pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil e serve de modelo em outros países. Você pode conhecer o projeto em algumas cidades do Brasil, e entre elas está Fernando de Noronha.

No Blog Viajar é Tudo de Bom, artigo escrito por Flávia Peixoto, ela conta como foi a visita no Projeto Tamar por lá:

Em Noronha eu pude conhecer e me apaixonar pelo Projeto Tamar . O nome TAMAR vem das primeiras sílabas de Tartaruga Marinha. Sua missão é pesquisar, conservar  as cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção. E Fernando de Noronha é um ponto importante e estratégico para o TAMAR .

passeios em fernando de noronha no projeto tamar

Placas de desova na Praia do Leão

Noronha é um sítio de reprodução da tartaruga verde, que utiliza as praias arenosas do arquipélago para a desova entre os meses de dezembro e julho e também é um local escolhido pela tartaruga-de-pente para alimentação, crescimento e repouso quando jovens. A principal praia de desova é a Praia do Leão (mar de fora), que corresponde a 80% das ocorrências, ficando os outros 20% nas praias do mar de dentro entre Sancho e Conceição.  Eu mesma vi várias plaquinhas do TAMAR na Praia do Boldró, mas nada se compara a quantidade delas na Praia do Leão.
São registradas a cada estação reprodutiva uma média 100 desovas, gerando 8.900 filhotes da tartaruga verde.

passeios em fernando de noronha no projeto tamar

Projeto TAMAR

E como Noronha é lugar turístico, o Projeto TAMAR  criou o Centro de Visitantes- Museu Aberto das Tartarugas Marinhas que ajuda na sensibilização e educação ambiental. No centro há exposições, palestras gratuitas imperdíveis com temática ambiental no auditório sempre às 20hs, café e uma lojinha que encanta.

passeios em fernando de noronha no patio tamar

Pátio do Centro de Visitantes do TAMAR em Noronha

Em relação às palestras no auditório, sempre recomendo a quem estiver indo para Noronha que se organize e vá pelo menos a uma delas. Cada dia é um tema diferente conforme a seguir, começando na segunda: Golfinhos Rotadores; Projeto Tamar e as Tartarugas Marinhas; Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha; Atol das Rocas; Tubarões; Conhecendo Noronha; e Continente Antártico. Jamais vou esquecer a palestra de Tubarões que assisti na primeira vez que fui na ilha, quando o biólogo frisou que até então nunca aconteceu um ataque de tubarão na ilha, isso ajuda a vencer o possível medo! rs Mas falando sério, são belas aulas de educação ambiental  e vale muito a pena!

Confira a matéria completa no Blog Viajar é Tudo de Bom!!

[/vc_column_text] [vc_column_text width=”1/1″ el_position=”first last”]

 

 

[/vc_column_text] [vc_column_text width=”1/1″ el_position=”first last”]

2. MERGULHO EM FERNANDO DE NORONHA

Com 21 ilhas e ilhotas em seus  26 km² de terras no meio do oceano atlântico, o arquipélago é um dos favoritos para prática do mergulho no Brasil. As águas geralmente em torno dos 28ºC , excelente visibilidade, vida marinha extraordinária e ainda alguns navios naufragados por lá fazem com que o mergulho seja quase que obrigatório para quem visita Noronha. Mergulhos com profundidade de 30 a 40 metros podem ser feitos agradavelmente – e ainda sem necessidade de roupa neoprene.

passeios em fernando de noronha mergulho

Mergulhos noturnos também são feitos por lá – a ilha tem 3 operadoras de mergulho para você escolher, que oferecem diferentes serviços. Você também poderá fazer mergulho livre em alguns pontos: piscina natural do Atalaia, naufrágio do Porto de Santo Antônio, lage do Boldró, entre outras opções.

[/vc_column_text] [vc_column_text width=”1/1″ el_position=”first last”]

 

 

[/vc_column_text] [vc_column_text width=”1/1″ el_position=”first last”]

 3. PROJETO NAVI

Este passeio é imperdível, o projeto NAVI (Natureza Viva) é muito mais que um passeio marítimo – você vai participar de uma expedição em uma hidronave com visão subaquática! Seu desenho lembra uma nave de ficção cinetífica. O passeio é acompanhado por um instrutor qualificado e com material descritivo e você verá a natureza viva do mundo submarino de Fernando de Noronha através de um piso de vidro (uma lupa) para que você visualize a vida marinha sem precisar mergulhar.

A embarcação dispõe de toalete e dois ambientes para acomodação dos passageiros. O cockpit é um ambiente de estar onde a pessoa tem plena visão externa, a sala da megalente é onde as pessoas têm o acesso à visão submarina. O passeio é para todas as idades.

projeto navi passeios em fernando de noronha

A expedição tem duas etapas: uma parte teórica – com apresentações dos parâmetros ambientais do Arquipélago Fernando de Noronha – realizada no Museu Tubarões e a parte prática – que é a expedição marinha a bordo da NAVI.

A capacidade é para 20 pessoas e o passeio dura em torno de 2hs. É bom reservar antes!

 

 

[/vc_column_text] [vc_column_text width=”1/1″ el_position=”first last”]

 

 

[/vc_column_text] [vc_column_text width=”1/1″ el_position=”first last”]

4. PASSEIO DE BARCO À BAÍA DOS GOLFINHOS

Este passeio é outro que não pode faltar na sua lista de passeios em Noronha! Afinal, quem não sonha em ver os golfinhos! Somente ver os golfinhos, pois o mergulho na baía é estritamente proibido, há uma fiscalização super rígida em toda a extensão do paredão de 55 m de altura.Então – por maior que seja a tentação em pular no mar e nadar com esses golfinhos lindos, a roupa de banho é só para se refrescar mesmo…Claro que isso tudo é por uma boa causa: os biólogos ficam lá de plantão para proteger os animais, realizar contagem deles e garantir a preservação da espécie. Você poderá tirar todas as suas dúvidas com eles, afinal eles amam o que fazem e são experts no assunto!

O barco sai do Porto de Santo Antônio e passa por todo o mar de dentro – lado da ilha de Fernando de Noronha voltado ao continente americano. Depois ele passa por 16 praias que compões essa área até chegar na baía dos golfinhos. Os golfinhos fazem um espetáculo a parte: acrobacias e piruetas que encantam a todos! E na volta o barco para na baía no Sancho para um mergulho livre e aproveitar uma das melhores praias de Noronha!

passeio-de-barco-fernando-de-noronha

Outro passeio de barco que vale muito a pena é o passeio com entardecer! O passeio sai do porto em direção ao morro dois irmãos, com peixe e bebida já incluídas. Parada para mergulho livre na praia da conceição e pranchinha a reboque (aquasub). Retorno depois do pôr do sol, são 03hs de passeio.

 

 

 

[/vc_column_text] [vc_column_text width=”1/1″ el_position=”first last”]

 

 

[/vc_column_text] [vc_column_text width=”1/1″ el_position=”first last”]

5. TRILHAS EM FERNANDO DE NORONHA

Você terá várias trilhas para escolher: tem a Caminhada Histórica, a Trilha do Atalaia, a Trilha dos Golfinhos, trilha Leão, entre outras.

A caminhada histórica começa pela Vila dos Remédios onde você visitará boa parte do Sítio Histórico de Noronha: a Igreja, Museu e Forte Nossa Senhora dos Remédios, palácio, ruínas, antigos casarios. A caminhada dura em torno de 3 hs – depois de visitar estas relíquias de Noronha o passeio finaliza passando por 3 praias: do Cachorro, do Meio e Conceição. Na praia da Conceição tem parada para banho de mar e curtir um por do sol.

caminhada-historica-passeios-em-fernando-de-noronha

Para fazer a trilha dos Golfinhos você terá que acordar cedinho para chegar até o mirante na baía dos Golfinhos e apreciar a chegada deles por lá. A caminhada começa em direção ao Mirante dos Golfinhos até o paredão para observação dos golfinhos. Depois segue a caminhada pelas encostas até a Baía dos Porcos onde você poderá ver paisagens únicas através dos mirantes que vai passar.

Chegando na praia do Sancho, parada para mergulho livre e banho de mar! E a trilha continua pelas praias do Porcos, Cacimba do Padre, Bode, Americano e Boldró. Essa caminhada dura em torno de 5 hs e exige maior esforço físico do participante.

trilha-dos-golfinhos-passeios-em-fernando-de-noronha

Na trilha do Atalaia você poderá curtir várias praias, as piscinas naturais do mar de fora e alguns mirantes! A trilha tem um alonga caminhada mas que vale muito a pena conhecer como conta a blogueira Deise de Oliviera. Confira o artigo:

Se eu pudesse dar apenas uma dica para quem vai para Noronha, seria: reserve o passeio da Trilha do Atalaia o quanto antes! Por que? Simplesmente porque o número de pessoas que é permitido entrar na praia do Atalaia é limitadíssimo, por ser uma parte de reserva ecológica e por ter um ecossistema frágil. Eles nem permitem que você passe protetor solar, pois o óleo pode matar os corais.

Trilha do Atalaia - passeios em fernando de Noronha

Dizem que essa praia é uma das melhores para se fazer snorkell. Para quem tiver dúvidas quanto a trilha, há 2 tipos: a Trilha do Atalaia longa e a curta. Eu fiz a longa e não me arrependi. Precisa de ter bastante resistência? Precisa, mas foi um dos passeios mais bacanas que eu fiz!

Trilha do Atalaia - passeios em fernando de Noronha

Como a trilha é bastante puxada (de 4 a 5 horas de caminhada), você terá que assinar um termo de responsabilidade, dizendo que se você sofrer algum acidente, a culpa é totalmente sua. Brincadeira, mas o termo de responsabilidade existe mesmo!

Ah, o passeio não pode ser feito sozinho e é necessário um guia cadastrado pelo IBAMA. Se você puder escolher, escolha um dia em que o tempo não esteja tão quente, pois não é nada fácil andar por entre pedras soltas, falésias e muito vento!

SEMPRE ande junto do grupo e não fique na água tempo demais. Quando o instrutor pedir para você sair, saia! O tempo em cada lugar é calculado e você não vai querer complicar a vida de todo mundo, vai? O tempo médio de snorkel nas piscinas é por volta de 20 minutos e nada mais. Não insista! Depois do Atalaia, a caminhada é até a Pontinha, onde você terá uma visão incrível do mar e da ilha. Rochedos enormes, e falésias gigantescas que vão fazer você querer parar toda hora para tirar foto, mas o grupo vai começar a andar e te deixar para trás. Seja breve!

Durante a trilha você não vai encontrar muitas árvores. O que vai ter de sobra são cactus e xique-xique de montão. Por isso eu digo mais uma vez que vale a pena fazer a trilha em um dia em que não esteja tão quente!
Trilha do Atalaia - passeios em fernando de Noronha

Nos mergulhos de snokel que eu fiz durante a trilha eu pude ver bem de perto tubarões, polvo, peixes de todos os tipos, tamanhos e cores, moreias e caranguejos. Tudo muito lindo e sem muitas complicações de serem vistos: é só tentar nadar perto dos corais que você vai ver um montão de coisa. Só tome cuidado para não quebrar os corais com as nadadeiras ou algo do tipo!

Confira o artigo completo no blog Viagem pelo Mundo.

 

Bom, por é isso! Estas são as dicas de passeios imperdíveis em Noronha!

Um beijo e até a próxima 😉

Desirée

 

 

 

[/vc_column_text]